Workshops

leoworkshop

WORKSHOP

(baixar release completo do projeto)

SONORIDADE: Respiração; Postura; Produção do som; Notas Longas; Harmônicos e Afinação e Entonação

INTERPRETAÇÃO: Articulação; Fraseado; Vibrato

O INSTRUMENTO: Palhetas e como ajusta-las; Boquilhas; Digitação

EXERCÍCIOS: Escalas Maiores, Menores e Arpegios; Intervalos; Interpretação de Peças; Praticar harmonia no instrumento

Estudando o Improviso

Mais do que um talento especial, para se desenvolver na arte do improviso é necessário se devotar um bom tempo estudando inteligentemente as ferramentas necessárias para tal. Algumas delas são: Escalas, Acordes, Patterns, Licks e ouvir os grandes mestres. Aguçar o ouvido tirando solos e praticando qualquer outra atividade que voce ache importante para se tornar um musico completo. Ouvir e ouvir, sempre, com bastante atenção, musicas (Standars ou Originais) e improvisos, tanto em gravações como ao vivo. Aproveite bem o seu tempo de estudo, não o gaste repetindo coisas que voce já sabe. Isto é muito bom para o EGO mais não vai te levar para frente. Para avançar é necessario ter muita paciencia com voce mesmo. Não pense que voce aprenderá tudo de uma só vez. Procure tocar tudo devagar e com bastante FOCO.

Outros estudos importantes: Treinamento da Audição e Solfejo Ter a capacidade de identificar a Tônica dos acordes e escalas que são tocados…acordes maiores, menores (que tipo de menor?). Conhecer e ouvir escalas pentatonicas, diminutas, tom inteiro etc… Saber ouvir os instrumentos individualmente e coletivamente. Procure sempre cantar as coisas que você escuta como 1, 3, 5 de cada acorde, melodias etc…Tentando sempre entender a função de cada nota.

Intervalos: segunda menor / segunda maior terça menor / terça maior quarta justa / quarta aumentada quinta justa / quinta aumentada sexta menor / sexta maior setima menor / setima maior oitavas

Articulações: Ouvir estilos diferentes de música

Boquilhas: Sax Soprano – Bari # 68 Sax Alto – Meyer #6 / B & N ( feita em SP ) Sax Tenor – Otto Link metal #6 / Otto Link de massa *8 Barítono – B & N

Palhetas: Soprano – La Voz medium Alto – Jumbo java #3 Tenor – Jumbo Java #3 Barítono – Rico Royal 2 1/2

PROJETO: TOQUE COM LEO GANDELMAN (EVENTOS CORPORATIVOS)

(baixar release completo do projeto)

O Que é? - O saxofonista Leo Gandelman conduz um “workshow”, com o espírito bem lúdico, em que utiliza a música e o processo criativo do artista para abordar os paralelos de questões como iniciativa, criatividade, determinação e relacionamento nos mundos das artes e corporativo. “Musica: trabalho em equipe, resultado do coletivo”.

Como? - O Workshow começa com um breve histórico da formação e carreira do artista, estabelecendo um link entre som e imagem, uma vez que LG já foi fotógrafo, inclusive do filme Dona Flor e seus dois maridos, além de ter ganho o premio Nikon em 76. Gradualmente, os tópicos do encontro serão abordados com as seguintes óticas:

  • Criação, criatividade e atitude : A coragem do mergulho no espaço e o desafio da folha em branco. A criatividade e seu poder de transformar uma realidade.
  • Determinação: Confiança em um ideal, a busca do sonho e o direcionamento da carreira profissional.
  • Relacionamento: Trabalho em equipe e improviso. As diversas modalidades de jazz – bebop, fusion, big bands… ,
  • A Sintonia: saber escutar e escolher a hora certa de atuar. Saber lidar e se adaptar a novas situações com uma atitude aberta ao multidiciplinar.
  • Transformações e mudanças nas plataformas tecnológicas da indústria e a mudança do público no consumo do entretenimento.
  • Música: exercício de grupo, coordenação e confiança. – O Jazz tem como maior valor a organização da ciência do improviso e, a partir do momento em que existe uma base de conhecimento técnico, a música se desenvolve de uma forma livre através de uma relação de confiança dentro do grupo. Cada vez que a música é tocada, ela pode ter resultados sonoros diferenciados, mas terá sempre o mesmo nível, uma vez que exista uma harmonia.
  • Exercício musical: divisão da platéia em grupos que terão a função dos instrumentos presentes – Baixo, Bateria, Harmonia e solista. Numa rápida brincadeira, formaremos pequenas equipes desempenhando papéis musicais diferentes que juntos formarão o som de um conjunto!

O fechamento do encontro se dá com uma Jam Session com Leo Gandelman e trio

Duração estimada: entre 60 e 90 minutos (de acordo com a disponibilidade do evento)

Público: trata-se de um encontro descontraído e intimista. Público pode variar de 15 a 100 pessoas. Workshow já se mostrou eficiente em convenções e encontros corporativos, bem como eventos motivacionais para áreas específicas das corporações. Disposição: Pequeno palco e backline necessária para – Bateria, Baixo, Harmonia ( Teclado ou Guitarra ) e Sax, segundo rider técnico.